O Natal é a altura do ano em que mais tentações nos são mostradas. Pessoalmente, abro um pouco de excepção nesta altura do ano, especialmente no dia da Consoada, visto que é mesmo só uma vez no ano. No entanto, é importante ter cuidado nesta quadra, de forma a não arruinar o trabalho do resto do ano. Aqui vos deixo algumas dicas:
- Evita comer os doces de Natal antes do dia da Consoada. Os doces começam a aparecer muito antes do dia da festa, pelo que pode ser uma tentação antes de tempo à qual deves tentar resistir.
- Nesta altura aumenta a duração ou a frequência do exercício, de forma a queimar algumas calorias extra.
- Aumenta o consumo de chá verde, bebendo cerca de 1 litro ao longo do dia, visto que acelera o metabolismo e mantém o corpo hidratado.
- Anota tudo o que comes. É fácil esquecermos o que já comemos ao longo do dia e está provado que muita gente chega a consumir 2000 calorias a mais só em doces e sobremesas, por isso se tiveres uma aplicação no telemóvel ou um bloco de notas onde possas apontar o que comes ao longo do dia terás mais facilidade em controlar os excessos.
- Come todas as sobremesas que quiseres, mas em quantidade limitada. Pega num prato de sobremesa e enche o prato com os doces que quiseres. Podes comer um bocadinho de cada doce, mas não deves comer mais do que um prato de sobremesa no total de tudo o que comeres.
- Foge das entradas. Muitas vezes antes das refeições há entradas como pão, manteiga, azeitonas, etc, que podem adicionar bastantes calorias. Guarda as calorias extra para a sobremesa!
- Se fores tu a cozinhar as sobremesas corta no açúcar das receitas. A maioria das receitas têm mais açúcar do que o necessário, pelo que podes cortar 30 a 50% da quantidade de açúcar recomendada.
- Não fiques sentada à mesa depois do fim da refeição. Ficar à mesa aumenta a tentação de comer os doces que sobraram o que, já se sabe, significa mais calorias!
Estas são as minhas dicas para evitar que os ponteiros da balança subam. No entanto, se quiserem comer tudo o que vos apetecer sem pensar nos quilos a mais, embora não seja o mais saudável, não têm de se sentir mal com isso. Mas lembrem-se que depois do Natal vão ter trabalho redobrado para perder os quilitos a mais!
Sem comentários:
Enviar um comentário